Visão da mulher sobre finanças da família

Por Unificado • 8 de março de 2012

Embora as mulheres de todas as gerações desejam e estejam ansiosas em apoiar financeiramente os membros da sua família, elas também dão uma forte ênfase na auto-suficiência, segundo o estudo Visão das mulheres sobre as obrigações familiares financeiras, da MetLife.
Uma tendência que parece ser universal entre as entrevistadas é o desejo de poder dar mais em termos financeiros para seus filhos ou netos. Da mesma forma, as mulheres de todas as idades concordam fortemente que precisam preparar-se para sua aposentadoria para não ter que depender mais tarde dos membros da família: 89% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), 88% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1976) e 84% da Geração Y (nascidos entre 1977 e 1990).

Os Boomers dão muita importância à auto-suficiência e são mais propensos que as outras gerações a afirmar que estão financeiramente seguros. Eles são 60% contra 47% da Geração X e 50% da Geração Y. Se fosse dada a opção entre gastar dinheiro para desfrutar a aposentadoria versus economizar com o propósito de deixar uma herança, tanto os Boomers (73%) como a Geração X (69%) estão mais propensos que a Geração Y (54%) em concordar com a primeira opção.

A ênfase das entrevistadas na auto-suficiência inclui sua relutância em aceitar ajuda financeira de seus filhos. Em momentos de dificuldade financeira, uma percentagem igual de mulheres em todas as gerações daria ajuda financeira aos pais ou sogros, mas 45% dos Boomers disseram que não aceitariam ajuda financeira de seus filhos adultos, mesmo que precisassem. “O que fica claro no estudo é que ter um planejamento para a independência é importante para a segurança financeira da família, principalmente para as mulheres que ao envelhecerem não querem depender de seus familiares”, diz Sandra Timmermann, Doutora em Educação e diretora do MetLife Mature Market Institute.

Existem algumas diferenças importantes entre as mulheres mais jovens e mais velhas no que diz respeito às razões para ter ou precisar de seguro de vida. A Geração Y (83%) e a Geração X (79%) dizem que têm ou precisam de seguro de vida para apoiar seus filhos caso venham a falecer prematuramente, seguido do desejo de dar apoio ao cônjuge. Da mesma forma, as mulheres mais jovens são mais propensas que os Boomers em afirmar que a principal razão para terem seguro de vida é pagar a educação dos filhos. Os Boomers (59%) são mais predispostos em dizer que o seguro de vida é para apoiar o cônjuge caso venham a falecer prematuramente, seguido de pagar os custos do funeral.

Fonte: Monitor Mercantil Digital RJ – 08-Mar-2012

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